Como Ser Eficiente Nos Estudos e Aprender Mais rápido

Nos dias de hoje, é importante aprender de forma eficaz e eficiente. Este artigo vai descrever alguns conceitos básicos sobre a aprendizagem, para te ajudar a encontrar e usar técnicas mais simples para aumentar a qualidade e a velocidade da sua aprendizagem.


Estas dicas podem ser aplicada a qualquer atividade na vida. O objetivo é aproveitar ao máximo nosso poder cerebral. Você pode ajudar o seu cérebro a absorver a informação de forma mais precisa e eficiente, às vezes apenas mudando a forma como você cuida do seu corpo. Veja a seguir dicas simples que podem transformar e melhorar a velocidade de seu aprendizado.

Primeira dica é que você durme bastante. Muitas vezes, não há nada de errado com você ou de como você estuda ou aprende: seu cérebro simplesmente não consegue assimilar as informações porque seu corpo não está recebendo algo que precisa. E por incrível que pareça, essa necessidade pode ser simplesmente dormir mais. Você certamente precisará dormir bastante se você quiser que seu cérebro esteja alerta para absorver informações. Achar que uma xícara de café a mais no dia irá te dar a energia que você precisa pode ser um terrível engano. Ao invés disso, vá dormir mais cedo que o habitual, durma algumas horas a mais, e levante-se mais cedo para que você possa estudar com o cérebro bem descansado.


Estudos revelaram que, enquanto dormimos, o cérebro é banhado com um líquido que o limpa de toxinas. A falta de sono faz com que nossos cérebros fiquem sobrecarregados com o lixo que torna-se difícil para o cérebro funcionar corretamente. Você pode estar se perguntando quanto é suficiente? O sono realmente depende de você e do funcionamento do seu corpo. De sete a oito horas é o que é recomendado para a maioria dos adultos, mas algumas pessoas precisam de menos e algumas pessoas precisam de mais. Perceba se o café é o que está te mantendo acordado e se você está cansado antes das quatro ou cinco da tarde, então você provavelmente não está dormindo o suficiente.

Se alimente bem. Quando você não se alimenta, o seu cérebro terá dificuldade em absorver as informação. É difícil se concentrar com seu estômago está vazio. Certifique-se de que você está comendo o suficiente em suas principais refeições, e que não está sentindo fome enquanto estuda. Mas o importante também é não só manter o estômago cheio mas também se atente aos alimentos saudáveis nos intervalos enquanto você estuda, bem como durante qualquer aula ou prova que você possa fazer.

Os lanches também deverão ser saudáveis a fim de se sentir alerta e focado, em vez de inchado e cansado.


Não se esqueça de beber muita água. Seu corpo responde melhor quando está bem hidratado. Quando você não recebe água suficiente, você não consegue se concentrar. Você pode facilmente se distrair, pela sua sede. Poderá até levar a uma dor de cabeça, tornando ainda mais difícil para você aprender. Corpos diferentes precisam de diferentes quantidades de água para se manter hidratadas. Os "oito copos por dia" que você ouve por aí são apenas uma estimativa aproximada. A melhor maneira de saber se você está recebendo água suficiente é olhar a cor da sua urina. Se estiver claro, você está bebendo o suficiente. Caso ao contrário inclua em sua rotina alguns outros copos de água.


Se exercite. Claro que você sabe que o exercício é bom para o seu corpo de muitas maneiras, mas você sabia que também pode ajudá-lo a aprender mais rápido? Alguns estudos descobriram que o exercício leve ao estudar pode ajudá-lo a aprender mais rápido. Para as pessoas que são muito fisicamente ativas, ser forçado a ficar quieto por muito tempo também pode dificultar manter o foco, então se exercitar enquanto estuda também pode ser útil dessa maneira. Por exemplo, tente caminhar por uma grande sala enquanto lê seu livro. Grave suas aulas e ouça as gravações enquanto caminha na esteira na academia. Há muitas opções.


Ensine seu cérebro a aprender. Aprender rapidamente é um hábito e você pode precisar trabalhar para treinar seu cérebro para bons hábitos em vez de maus. Melhore seu foco fazendo tarefas complexas sem intervalos (mesmo que não estejam relacionadas). Reserve um tempo e um lugar que seja apenas para aprender e manter esse lugar sagrado. Talvez o mais importante: encontre uma maneira de tornar a aprendizagem divertida para você. Isso fará com que seu cérebro deseje fazer mais e você não vai se esforçar para aprender tanto.
Por exemplo, procure aprender sobre os assuntos que você gosta. Eventualmente, seu cérebro dominará as habilidades de aprendizagem e você pode aplicar essas habilidades a áreas temáticas que você também não gosta.

Em suma, essas dicas são apenas alguns segredos que irão fazer com que você aumente a produtividade dos seus estudos, seja para concursos públicos, seja para o vestibular ENEM. Em pouco tempo, você verá que segredos do ENEM funciona e que você está retendo melhor o conteúdo que está estudando. Teste na sua casa e veja a melhora do seu dia a dia de estudos.

No vídeo abaixo aluna de Medicina divide suas dicas de estudo e fala de sua rotina enquanto ainda era aluna do pre vestibular:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Ser Eficiente Nos Estudos e Aprender Mais rápido

Nos dias de hoje, é importante aprender de forma eficaz e eficiente. Este artigo vai descrever alguns conceitos básicos sobre a aprendizage...